A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) assinou, na última quinta-feira, o primeiro acordo de cooperação com a Índia. O acordo é de cooperação internacional entre a UFSM e Chandigarh University, do norte da Índia, que é considerada a melhor universidade do país em cursos de engenharia.
Valdeci Oliveira toma posse como presidente da Assembleia Legislativa
Ações como essas colaboram com a ampliação e o fortalecimento das relações internacionais por meio de acordos bilaterais ou com redes internacionais na América Latina, América do Norte, África e Europa. A Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM tem direcionado parte de suas atividades para países de grande relevância internacional mas com os quais, ainda, não possuí acordos formais. Os pactos possibilitam várias ações com a segurança e confiabilidade necessárias para a cooperação com universidades estrangeiras.
Candidatos apontam irregularidades em prova do concurso da Brigada Militar
Desde 2020, a instituição vem conseguindo diversos acordos de cooperação pioneiros que permitiram possibilidades com universidades chinesas importantes para os estudantes e pesquisadores da UFSM, além da cooperação acadêmica, tais como o oferecimento de cursos de Chinês, Cultura Chinesa e até de Medicina Tradicional Chinesa, que foram ministrados gratuitamente e de maneira inédita no Brasil.
*Com informações da UFSM